DICAS

10 DICAS DE COMO SE TORNAR UM EXCELENTE “PAI OU MÃE” DE UM GATO

Existem pessoas que preferem os cãezinhos e existem aquelas que preferem os gatinhos. Então, se você é daqueles que prefere os gatos, confira as nossas dicas abaixo e se transforme no melhor “pai ou mãe” de gato que você pode ser. J

1.  Escolha um bom veterinário

Uma das coisas mais importantes é a escolha de um bom veterinário, de preferência mais próximo da sua casa. Pergunte aos vizinhos, amigos ou até mesmo outros donos de gatos da região sobre os veterinários que existem por perto, e claro, suas recomendações.  Leve o seu gato para um check-up, e durante a consulta, pergunte ao veterinário como está a saúde do seu pet e quais as dicas que ele pode dar sobre alimentação, cuidados e etc. Se o seu gatinho não for castrado, aproveite para discutir essa opção com ele, pois é bem importante também.

2.  Qualidade da comida do seu gato

Não se deixe seduzir por comerciais adoráveis e fofos de rações para gatos. Tem que ter qualidade. Fique atento e veja se a ração é de qualidade e nutritiva para o seu gato. Aconselhamos as rações HotCat Mix, HotCat Carne e HotCat Peixe para o seu gatinho. Confira a tabela nutricional em nosso site. >>>  http://granvitapet.com.br/nossos-alimentos/gatos <<<

3.  O “quarto” do seu gato

A melhor maneira de fazer com que o seu se acostume bem a sua casa, é disponibilizar um só para ele, ou seja, o quartinho do seu gatinho. O ideal é que nesse espaço contenha uma caixinha de areia, uma caminha, comida e os brinquedinhos. Os gatos em geral precisam de tempo para acostumarem com novas pessoas, e oferecer a ele um ambiente reservado é muito importante, especialmente se você tiver outros animais de estimação ou até mesmo crianças em sua casa.

4.  Não se preocupe se o seu gatinho esconder de você

É muito normal que o gato se esconda debaixo da cama, ou até mesmo desaparecer por períodos mais longos. Se o seu gato faz isso com você, sente ao lado dele, não faça nada e espere ele se aproximar. Caso ele não corresponda e não se aproxime, dê mais um tempinho para ele, pois ele vai fazer isso mais para frente, ele está aprendendo a confiar em você. Não se esqueça de sempre deixar comida e água para o seu gatinho, e se você notar que ele não está comendo direito ligue para o seu veterinário.

5.  Você deve escovar o seu gato frequentemente

Com um gatinho em casa, você vai reparar e ver pelos para todos os lados. Todos os gatos precisam ser escovados, portanto compre uma escovinha adequada e escove-o semanalmente, para saúde dele e da sua casa.

6.  Tente socializar ao máximo com o seu gato

Muitas pessoas acham que os gatos são antissociais, mas isso não significa que eles precisem de carinho, atenção e um momento de brincadeiras não é?! Saia diariamente com o seu fofucho, e deixe que ele se acostume com diferentes situações e ambientes sociais, vai fazer muito bem para ele.

7.  Limpe diariamente a caixa de areia

As caixas de areia são super convenientes e importantes para os gatinhos. Limpe-as diariamente. Seu gato vai te amar ainda mais se você proporcionar para ele um local limpo e agradável para que ele possa fazer suas necessidades.

8.  Invista em um poste “arranhador” para gatos

A sua cortina, seus móveis e o seu tapete vão te agradecer por isso! Rs. Gatos precisam de algo para se coçar, por isso é muito inteligente da nossa parte oferecer um lugar para que ele possa fazer isso, e evitar com que ele faça em locais inapropriados. Além disso, é um ótimo jeito de forçar o seu gato a se exercitar e fazer os alongamentos diários.

9.  Lembre-se, você pode treinar o seu gato

Utilize a técnica do reforço positivo, é o ideal para você treinar o seu gato. Você vai ficar surpreso com o tanto que ele pode aprender. Você não deve puni-lo por mau comportamento, em vez disso, você deve incentivá-lo e recompensá-lo para o comportamento que você quer. Se o seu gato parece um pouco estressado e ele está agindo de maneira estranha, vá até ao veterinário para se certificar que não tem nada de errado com a saúde dele.

10.  Dê brinquedinhos para o seu gato

Gatos adoram brincar, e adoram brinquedos! Desde ratinhos de feltro até bolas com sinos, existe uma enorme variedade de brinquedos para gatos. Sem desculpas! Vá até uma loja especializada e compre alguns brinquedinhos para ele, com certeza seu gatinho vai amar.