DICAS

BEM-ESTAR ANIMAL

Cachorro e gatos felizes

Ter um animal de estimação vai muito além das brincadeiras e companhia. Você é responsável por uma vida que precisa e merece todos os cuidados que você pode dispor. Por isso, o ‘bem-estar animal’ é um assunto tão debatido e importante entre profissionais e simpatizantes da causa.

Dentre os conceitos mais aceitos no meio científico está a definição de BROOM (1986) onde o bem-estar de um indivíduo é seu estado em relação às suas tentativas de adaptar-se ao seu ambiente. Buscando a praticidade para avaliação de sistemas produtivos, podemos aplicar este conceito entendendo o bem-estar como o grau de dificuldade que um animal enfrenta (e demonstra) para viver onde está.  (FONTE: www.agricultura.gov.br)

Para você entender melhor o que é debatido, enumeramos resumidamente os cinco pontos que constam na declaração Universal do Bem-Estar Animal:

1 - Liberdade Fisiológica – ausência de fome e sede (alimentação = quantidade + qualidade);

2 - Liberdade Ambiental – ausência de desconforto térmico ou físico (instalações e ou edificações adaptadas);

3 - Liberdade Sanitária – ausência de injúrias e doenças (física ou moral)

4 - Liberdade Comportamental – possibilidade para expressar padrões de comportamento normais. O ambiente deve permitir e oferecer condições;

5 - Liberdade Psicológica – ausência de medo e ansiedade. O animal não deve ser exposto a situações que lhe provoquem angústia, ansiedade, medo ou dor.

Está atrelado ao bem-estar animal, tudo que faz com que seu pet (válido também para animais de grande porte como: cavalo, boi) tenha uma vida física e psicológica, saudável. É importante prestar atenção aos sinais que o dog ou o gatinho dão em função às mudanças de temperatura, ambiente, alimentação, comportamento e até mesmo à um novo membro, já falamos sobre isso aqui no site.

Receber um animal em nossa casa, requer alguns cuidados. Evitar objetos pontiagudos que possam machucar o bichinho, por exemplo. Atentar-se à climatização da casa, se for receber um animal que está mais habituado com temperaturas menores: providencie um ambiente mais arejado e assim por diante. É como se você estivesse recebendo um amigo muito querido em casa e quer que ele se sinta o mais confortável possível.

Preze pelo bem-estar do seu companheiro para que ele possa ficar por um bom tempo ao seu lado e que tenha boa convivência com os demais. 


Saiba mais sobre o bem-estar animal: