DICAS

CÃES E GATOS PODEM TOMAR LEITE DE VACA?

É bem provável que você já tenha visto alguma imagem de um gatinho fofo sujando seus bigodes numa tigela de leite. Apesar do que diz o senso comum, fornecer leite de vaca para cães e gatos filhotes ou adultos é um grande erro. O principal motivo é que esses animais possuem estruturas corporais e necessidades nutricionais diferentes dos bezerros.

Cachorros e gatos são mamíferos. Logo, quando são filhotes, eles se alimentam, por um certo tempo, exclusivamente do leite produzido por suas mães. Contudo, existem diferenças nas composições desse alimento que cada espécie de mamífero produz. Além disso, esses animais nascem com o sistema digestório adaptado para aproveitar o leite somente quando são filhotes. Para isso, eles produzem uma enzima chamada lactase, responsável por quebrar e absorver a lactose, açúcar presente no leite.

Depois que os pets são desmamados, o organismo deles passa a produzir pequenas quantidades da lactase, não sendo suficiente para quebrar toda a quantidade de lactose presente no leite de vaca, por isso, oferecer esse alimento para cães e gatos pode trazer malefícios para eles.

No caso dos filhotes, o consumo de leite de vaca pode provocar dor de barriga, gases, diarreia e desnutrição, prejudicando o crescimento deles ou até levando-os a óbito, isso porque o alimento é pobre em gorduras e proteínas para animais carnívoros. Nos cachorros adultos, a ação da lactase é ainda mais reduzida do que nos bichanos, o que faz com que o risco de desconforto gástrico seja maior. Os animais podem apresentar quadros de diarreia e desenvolver problemas digestivos.

Assim como o leite de vaca, o de cabra também não é indicado para alimentar cães e gatos porque apresenta muita lactose e pouca quantidade de proteína e gordura para esses animais. O leite materno também não deve ser uma alternativa, já que ele satisfaz somente as crianças, não oferecendo os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável dos pets.

A recomendação dos especialistas para alimentar os filhotes de cachorros e gatos é utilizar os “sucedâneos do leite”, produtos industrializados que são formulados para atender as necessidades dos pets. Também é indicado oferecer, em poucas quantidades, as papinhas feitas com ração de qualidade para os filhotes. No caso dos animais adultos, todos os nutrientes necessários podem ser obtidos através da ração de boa qualidade.