DICAS

CASA SEGURA PARA O SEU GATO (E PARA VOCÊ!)

Curiosos, independentes e silenciosos. Com essas características, os gatos são grandes exploradores. Eles amam percorrer diversos espaços da casa. Por isso, mesmo um ambiente fechado (como um apartamento, por exemplo) pode apresentar riscos aos bichanos. Confira algumas orientações sobre como eliminar as “armadilhas” domésticas e proteger não só o seu bichinho, mas também os outros membros da família.

Armazenamento de produtos - Produtos domésticos podem ser tóxicos, por isso, guarde-os em armários com travas ou em locais elevados, longe do alcance de pets e crianças. No banheiro, após utilizar o fio dental, enrole-o em um papel antes de descartar no lixo, para evitar que o bichano faça a ingestão acidentalmente.

Fios - Fiações de qualquer tipo são um perigo para gatos, porque eles podem querer mastigar os fios ou brincar com eles. Existem algumas maneiras de minimizar o risco: invista em sistemas que camuflem os fios ou utilize fitas adesivas e isolantes para prendê-los.

Janelas - Proteja todas as janelas com telas adequadas.

Cortinas - Os gatos podem ficar presos em cortinas com puxadores longos, chegando a se enforcar. Por isso, certifique-se de manter os puxadores bem amarrados ou considere outro tipo de cortina. Além disso, cortinas que se arrastam no chão são uma tentação especial para os gatinhos: eles podem tentar subir até o topo, o que poderia levar a uma queda feia. Nesse caso, também analise a possibilidade de trocar a cortina.

Objetos pequenos ou frágeis - Itens pequenos, como elásticos, clipes de papel, alfinetes, pequenos brinquedos ou peças de jogos devem ser mantidos fora do alcance dos peludos e muito bem armazenados em recipientes que estejam guardados em uma gaveta ou armário. Não deixe objetos frágeis ou joias acessíveis para seu gato. Artigos de vidro podem ser derrubados e quebrados. E se o seu bichinho encontrar um brinco ou colar, pode querer  mastigá-lo.

Plantas - Muitas plantas podem ser extremamente tóxicas para gatos. Por isso, busque mais informações antes de mantê-las em casa.

Máquina de lavar - Gatinhos gostam de se aconchegar em lugares pequenos e quentes. Por isso, sempre se certifique de que não há nenhum peludinho dentro das máquinas de lavar e nas secadoras, e feche os equipamentos imediatamente após utilizá-los.

No caso de dúvidas sobre o que mais pode ser perigoso, procure analisar o seu bichinho e imaginar o que pode despertar sua curiosidade. Essa é uma boa estratégia para eliminar as fontes de risco.