DICAS

INSTINTO SELVAGEM: COMO LIDAR COM AS “MANIAS” DOS GATOS?

Arranhar objetos, entrar em um saco de papel, “caçar” mosquitinhos pela casa... Quem é dono de gatos convive diariamente com essas e outras “manias” dos bichanos.

E por que eles fazem isso? A explicação é histórica, pois os gatos têm uma origem selvagem. Muitos dos seus hábitos de felinos “selvagens” foram modificados quando eles foram domesticados, mas, ainda assim, eles mantêm alguns desses costumes. Quais são os principais e o que fazer em cada caso?

Caçar

Mesmo com uma ração saborosa e equilibrada, oferecida todos os dias, o gato gosta de caçar. Ele localiza a presa cuidadosamente. Em silêncio, posiciona-se da melhor maneira possível para o ataque, para e olha fixamente para ela, aponta a cauda, agita-se, “calcula” qual distância, toma impulso e pula ao ataque. Depois de dominar a presa, alguns gatos gostam de brincar com ela. Eles fazem isso para “treinar” suas habilidades de caça e não perder esse instinto.

Você pode dar ao seu gato brinquedos para caçar. Em pet shops há vários, como ratinhos, guizos, bolinhas que emitem sons ao rolarem. Aproveite e participe da brincadeira, pois é uma atividade relaxante. Além disso, você pode oferecer objetos que os fazem procurar alimentos, como uma garrafa pet com um pequeno orifício de onde saia ração.

Marcar território

Outra característica mantida pelos gatos domésticos é a necessidade de marcar território. Por serem animais que viviam isolados na natureza, os gatos não gostam que outros animais se aproximem do seu território sem sua “permissão”. Portanto, quando o seu bichano se esfrega nos objetos e pessoas ou urina pela casa (principalmente os machos), é porque está indicando que aquele território é dele.

Algumas soluções para acabar com o problema do xixi pela casa é espirrar suco de limão em locais onde ele já urinou (eles odeiam a fruta por causa da acidez e do cheiro forte), procurar produtos específicos para aplicar no local ou castrar o animal.

Arranhar objetos

O bichano faz isso para afiar as unhas ou retirar pedaços que estão soltos e que ficaram velhos e incomodam. Ao fazer isso, ele também demarca objetos e deixa o cheiro dele.

Disponibilize um arranhador para seu gatinho. Pode ser de sisal, borracha ou até pelúcia. Se você já sabe onde seu gato gosta de afiar as unhas, então pode fazer ou comprar um com o material que ele mais gosta.

Altura e esconderijos

Devido ao instinto selvagem, os gatos buscam cantinhos da casa para se esconderem e estão sempre subindo em lugares altos, como mesas e estantes, para poder ver com maior facilidade o que acontece ao seu redor.

Coloque prateleiras ou suportes específicos para gatos em sua casa. Eles vão adorar, e isso traz mais segurança aos felinos. Além disso, crie locais onde seu bichano possa se esconder. Caixas e caminhas com buracos são os mais indicados. Assim, ele se sentirá seguro quando alguma visita entrar na casa, por exemplo.