DICAS

QUAIS OS NUTRIENTES NECESSÁRIOS PARA UM FILHOTE DE CÃO?

Alimentar o cão de acordo com cada estágio de vida é fundamental para manter a saúde e garantir o bom desenvolvimento dele. Quando o pet ainda é um filhote, essa preocupação precisa ser redobrada, pois essa é a fase de crescimento e de formação de ossos, músculos, visão e aprendizagem.

A alimentação inadequada de um filhote pode aumentar a predisposição a problemas como obesidade, desenvolvimento inadequado de ossos e músculos, desnutrição e sistema imunológico deficiente. Por isso, escolher um alimento rico em nutrientes de boa qualidade é o ideal, e importante para evitar problemas desagradáveis para seu fiel amigo.

Nutrientes necessários

Quando você for comprar o alimento do seu cãozinho, verifique se ele tem os seguintes nutrientes, pois eles são extremamente necessários para a boa saúde e o crescimento saudável do seu pet.

- Proteínas: são formadas por aminoácidos, que assumem papel importante para a síntese de novas proteínas que o organismo necessita para formar e regenerar seus órgãos e estruturas, transportar substâncias, exercer comunicação entre órgãos (através de hormônios) e fortalecer o sistema imune (anticorpos).  São encontradas em ingredientes de origem vegetal e animal, sendo que a inclusão em maior proporção de proteínas de origem animal, aquelas denominadas de alto valor biológico, garante a alta digestibilidade do alimento. Em cães filhotes, a exigência de inclusão de proteína é maior, devido ao fato de o animal estar em fase de crescimento.

- Fibras: são carboidratos não digeríveis, introduzidos no alimento para contribuir para o bom funcionamento do intestino, favorecendo a absorção de nutrientes e formação das fezes. Ao escolher a dieta do filhote, é necessário observar as fontes de fibras da ração. Fibras de boa qualidade ajudam na formação de fezes consistentes e diminuição de gases, evitando diarreias.

- Gorduras: isso mesmo! Gorduras, nas quantidades adequadas, fazem bem para a saúde do seu cãozinho. Além de serem fontes de energia, elas ajudam a absorver vitaminas e a gerar os ácidos graxos necessários ao organismo do seu animal, e também contribuem para a saúde da pele e beleza da pelagem.

- Minerais: são compostos inorgânicos que fazem parte dos tecidos duros do organismo, como ossos e dentes. Também são encontrados nos tecidos moles, como músculos, células sanguíneas e sistema nervoso. Possuem papel regulador, contribuindo para a função osmótica, equilíbrio ácido-básico, estímulos nervosos, ritmo cardíaco e atividades metabólicas. Cálcio e fósforo, por exemplo, são minerais indispensáveis para a formação óssea e dentária do cãozinho, e para o controle da coagulação sanguínea.

- Vitaminas: são muitas e protegem o seu animal de infecções e doenças. Cada uma delas é benéfica para algum aspecto do desenvolvimento do organismo.

  A – visão e crescimento

  D – absorção de cálcio

  E – antioxidante

  K – fatores de coagulação

  B1 – funcionamento do sistema nervoso

  B2 – metabolismo de aminoácidos e gorduras

  B6 – metabolismo de gorduras, proteção dos neurônios e produção de neurotransmissores.

  B12 – participa da formação de novas células, como hemácias e leucócitos.

  Niacina – produção de energia a partir das gorduras e carboidratos; auxilia no sistema nervoso central e no aparelho digestivo.

A escolha do alimento

A Quatree oferece uma linha específica de alimentos Super Premium: Quatree Supreme, com ingredientes de alta qualidade e suplementos nutricionais que oferecem maior qualidade de vida ao animal. 

Os alimentos dessa linha são compostos por ingredientes especiais, como a glucosamina e a condroitina, que são importantes na manutenção de articulações saudáveis. Outro componente especial é o hexametafosfato de sódio, que auxilia na redução da formação de tártaro e do mau hálito.

Para fortalecer o sistema imunológico e atenuar os efeitos do envelhecimento, a Quatree Supreme possui diversos antioxidantes celulares, sendo eles: vitaminas C e E, tocoferol, selênio, polifenóis de maçã e extrato de chá verde. Possui ainda em sua composição o DHA, que auxilia nos processos de aprendizagem e na visão, e é importante para a formação do sistema nervoso central dos cães filhotes.

Alimentação específica para cada porte

Você sabia que, mesmo sendo um filhote, cada cão tem necessidades nutricionais específicas de acordo com seu porte? Por isso, não se esqueça de observar isso no momento de escolher a ração. A Quatree Supreme Filhotes conta com duas variações:

- Quatree Supreme Filhotes Raças Pequenas: alimento elaborado com ingredientes nobres, cuidadosamente selecionados, com níveis de proteína e energia adequados às características de atividades dos cães de raças pequenas.

- Quatree Supreme Filhotes Raças Médias e Grandes: alimento elaborado com ingredientes adequados às características de atividades dos cães de raças médias e grandes, proporcionando uma alimentação equilibrada para o seu pet.

Quantidade adequada

Além de escolher uma ração adequada, estar atento à quantidade ingerida é essencial. Filhotes têm necessidades nutricionais maiores, pois nessa fase são formados os ossos, músculos, pelos, etc.

A orientação presente nas embalagens é uma referência inicial. Porém, é fundamental para a saúde do filhote que seu peso seja monitorado regularmente e que a quantidade de alimento seja ajustada conforme necessário. Por isso, leve-o a um veterinário regularmente para verificar essas questões.