DICAS

QUAL O SIGNIFICADO DO MEU GATO BABANDO?

"Por que meu gato baba quando faço carinho nele?” “Por que os gatos babam?” Você já se fez essas perguntas alguma vez? Muitos gatinhos babam de emoção. Os animais sentem da mesma forma que nós humanos, mas não podem se expressar com palavras. Por isso é importante ficar atento a qualquer mudança de comportamento do seu bichano!

É normal escutarmos por aí que os gatos não gostam de pessoas ou não são afetivos como os cães. Isso não é verdade! Os gatos são animais cheios de carinho e bastante confiáveis, porém demonstram essa ternura de formas diferentes. Ao contrário dos cachorros, que são sempre muito eufóricos no momento de comprovar seu afeto, com: latidos, pulinhos, rabo abanando e até xixi, os felinos são mais discretos nesse e em outros quesitos, portanto, cabe a nós percebê-los e aprender.

Os gatinhos sabem exatamente em quem confiar e demonstram carinho à essas pessoas de formas inusitadas, algumas são: amassar pãozinho, mostrar o “baligo” e ronronar. Essas e outras manifestação de carinho no mundo dos felinos são explicadas aqui.

Como já dizia Arthur da Távola, “O gato é um italiano educado na Inglaterra. Sente como um italiano, mas se comporta como um lorde inglês.”

Outra causa, não tão fofa, é o Ptialismo ou Sialorréia, que nos gatos, acontece por conta do inchaço de cáries ou gengivas. Manter uma higiene adequada, principalmente de caráter dental, é algo que ajuda na boa saúde do seu pet e claro, não deixe de levá-lo à um veterinário.

Mas não se preocupe, se seu gatinho babar quando você acariciar sua cabecinha ou o ‘baligo’, ele está apenas num estado de êxtase e prazer total. 


Aprenda mais um pouquinho sobre os gatos: