DICAS

5 INFORMAÇÕES ÚTEIS PARA SEU ANIMAL SOBREVIVER AO OUTONO

5 informações úteis para seu animal sobreviver ao autonoChuvas repentinas, mudanças drásticas de temperatura e árvores sem folhas são os fenômenos mais comuns do outono no Brasil. A estação também costuma trazer consigo os ácaros e aranhinhas minúsculas, que se escondem na parte inferior das folhas ásperas e enchem a planta de manchas brancas. 

No entanto, entre as complicações mais sérias provocadas pelo tempo seco estão as doenças típicas do período frio e elas afetam tanto os seres humanos como os animais. 

Segundo as estatísticas, o sofrimento de cães e gatos domésticos provoca um crescimento de até 30% no número de atendimentos nas clínicas e hospitais veterinários, por isso é importante que você tenha conhecimento do assunto. A seguir, cinco informações muito úteis: 

1º - Você sabia que a maioria das doenças que acomete os animais nesta época tem origem respiratória?

Elas são causadas por vírus ou bactérias e apresentam sintomas semelhantes ao de qualquer resfriado, ou seja, tosse, febre, espirros, coriza e falta de apetite. Mantenha-os longe dos ventos gelados. 

2º - Você sabia que os problemas oftalmológicos também aumentam nesta época?

O tempo seco reduz a quantidade de lágrimas nos olhos, deixando-os mais vulneráveis à poluição, aos vírus e às bactérias. Mantenha a higiene da região dos olhos sempre em dia. 

3º - Você sabia que a infestação de carrapatos nos cães é outra situação típica do outono?

Isso acontece porque as pastagens ficam mais secas, favorecendo consideravelmente a multiplicação da população deles. Portanto, mantenha seu totó o mais afastado dos campos, pelo menos nesse período. 

4º - Você sabia que a umidade e o frio também podem provocar sintomas de doenças crônicas articulares?

Eles costumam aparecer tanto em cães como nos gatos e são chamados de osteoartrose. Problemas na coluna são outra preocupação para os donos, sinalizados pela manifestação do próprio animal, precisam da atenção de um veterinário. 

5º - Você sabia que, principalmente, nesta época é fundamental que os gatos estejam com a vacinação em dia?

Isso vale, inclusive, para aqueles que nunca saem de casa. Nesta época há um aumento dos casos de gripe nos bichanos, em especial dos mais novos e idosos, cujo sistema imunológico é mais fragilizado. 

Como você pode perceber, estamos vivendo uma estação que exige mais atenção no quesito saúde e os cuidados valem para nós, os humanos, e para os nossos animais de estimação

A boa receita começa com alimentação saudável, hidratação frequente, higiene com o local em que eles costumam ficar, proteção contra o frio, os ventos e as chuvas e, claro, muita demonstração de afeto da nossa parte. A saúde deles, com certeza, vai agradecer.