DICAS

DEVO CASTRAR O MEU PET?

A castração de animais sempre é um motivo de dúvida entre os donos. Será que devo fazer? Não vai fazer nenhum mal para o meu bichinho? Se você também está com essa dúvida, saiba que hoje em dia a castração é muito recomendada pelos médicos veterinários e traz muito mais benefícios do que problemas para o seu pet.

O ideal é fazer a castração com o seu bichinho ainda filhote, antes de 1 ano de idade, melhor ainda se for antes do primeiro cio. Quanto mais velhos menos benefícios ocorrem por conta da castração. Sabe quando seu cachorro ou gatinho ficam agitados, completamente sem lugar para ficar, às vezes chegando a não conseguir dormir ou comer? Esses são “sintomas” comuns de quando eles estão no cio, e isso pode ser evitado plenamente com a castração. Quando se castra, você ajuda no controle do comportamento do animal e também nas doenças que ele pode desenvolver. Chegando com isso a aumentar cerca de 5 anos na expectativa de vida dos pets.

Os benefícios da castração então seriam:

- controle reprodutivo do animal

- controle do comportamento agressivo e da  agitação acima do normal

-evitar demarcações de território (principalmente nos machos)

- prevenções de doenças como câncer

- prolonga a vida do seu bichinho querido.

Mas e os contras, quais seriam? Algumas pessoas colocam como contra o ganho de peso e letargia do animal. A verdade é que o apetite do animal realmente pode aumentar (quanto mais cedo é feita a castração menos aumento de apetite é visto), mas se você controla a alimentação dada eles não engordam e continuam muito saudáveis. A letargia ocorre pelo excesso de peso do animal e de acordo com a idade dele. Quanto mais velho mais ele vai perdendo a energia e ficando mais quietinho, mas isso é o normal.

A castração é altamente recomendada e essencial para a saúde do seu pet. Procure um veterinário para saber mais sobre esse assunto e se informar dos procedimentos. Assim você vai poder fazer o procedimento de maneira segura no seu bichinho e garantir a ele a melhor qualidade de vida possível!


Fontes pesquisadas:

http://www.uniaozoofila.org/index.php%3Foption%3Dcom_content%26view%3Darticle%26id%3D68:beneficios-da-castracao--esterilizacao-do-seu-gato%26catid%3D16:guia-de-adopcao-de-gatos%26Itemid%3D48

http://idmedpet.com.br/saude-de-a-z-caes-e-gatos/castracao-em-caes-e-gatos-tire-suas-duvidas.html

http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/confira-5-beneficios-da-castracao-de-caes-e-gatos/

http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/castracao/