DICAS

MIAU – SAIBA O QUE SEU GATO QUER DIZER QUANDO ESTÁ MIANDO

Gato miando

A comunicação é algo extremamente importante para a convivência em sociedade. E isso não se restringe aos seres humanos, mas a qualquer ser vivo que tenha capacidade de se relacionar com outros seres. Dentro desse cenário, destacamos um pequeno animal que consegue se comunicar através de um “mial”. Sim, estamos falando dos gatos. Você sabia que eles têm, em média, 70 miados diferentes? (Tweet essa informação).

Pois é, se você tem gato, essa informação é importante, mas especialistas orientam que o fundamental é entender o miado do seu gato para saber o que ele está querendo. Os gatos emitem miados para se comunicar com sua espécie e também com os seres humanos. O que dizem entre eles é difícil de saber, mas podemos compreender o que os miados querem dizer, por exemplo, quando têm fome, que estão contente ou nervosos.

O miado comum, aquele ao qual estamos acostumados a ouvir no dia-a-dia, serve para chamar atenção, seja do dono ou de outro animal. O gato vai miar no local onde recebe a ração ou onde ela está guardada, como sinal de que quer comer. 

Há também o miado suave. É aquele que o seu gato utiliza para cumprimentar você. Soa de forma carinhosa e doce e, ainda que talvez você possa vir a escutar esse tipo de miado em outras ocasiões, a maioria das vezes ele é utilizado para o cumprimento.

Já miados prolongados, fortes e entrecortados são ouvidos geralmente a noite, portanto serão mais incômodos. No entanto, não há motivo para se preocupar com o felino, já que ele não vai miar assim por estar passando mal e, sim, porque está no cio. Isso acontece como uma forma da fêmea “avisar” ao macho que ela está fértil. 

Outro tipo de miado que gera preocupação são os chamados miados desconhecidos. São aqueles que não soam familiar ao dono do animal. A resposta é simples: em vez de um gato, você tem uma gata. Sim, quando as gatas dão à luz, “inventam” um novo miado que permite aos filhotes a reconhecerem e estabelecerem um vínculo especial com ela.

Essas são as dicas para que você, dono de gato ou gatos, possa entender o que o bichano quer. Aprendendo as formas de comunicação do felino ficará mais fácil estabelecer uma relação amigável e amorosa com ele. 


Saiba mais: