DICAS

NOVEMBRO AZUL – CÃES TAMBÉM TÊM CÂNCER DE PRÓSTATA

Cachorro no veterinário

Você sabia que cães também sofrem com câncer de próstata? Pois é, não existe novembro azul somente para os homens, mas para os nossos cãezinhos também. Essa doença chama Hiperplasia Prostática Benigna (HPB). Diferente dos homens, esse câncer não se torna maligno por ser de baixo risco. O que acontece é que os sintomas vão piorando e os nossos fofuchos vão sofrendo cada vez mais.

Essa doença é mais comum em animais não castrados.  Muitos donos tem medo de castrar o bichinho por fazê-los ficarem inférteis, gordinhos e preguiçosos, mas isso é mito. Cães com uma alimentação calórica e com pouco exercício que engordam, assim como nós, humanos. Com isso, muita gente acha melhor não castrar, mas mal sabem eles que isso pode fazer muito mal para o animalzinho.

80% dos cães não castrados desenvolvem a doença, conheça abaixo os sintomas:

  • aumento da próstata;
  • constipação devido ao aumento da próstata;
  • esforço para defecar também por causa do aumento da próstata;
  • fezes achatadas - como a próstata fica inchada o espaço para as fezes sair fica restrito;
  • caminhar diferente – por causa da dor e desconforto o cãozinho passa a caminhar diferente.
  • febre, sangue na urina, vômitos, fezes mole, dor ao urinar e defecar.

Para confirmar a doença, é necessário fazer o toque retal juntamente com ultrassom abdominal e citologia.

O tratamento utilizado geralmente é a castração e medicação. E deve ser feita o mais rápido possível para que os animaizinhos não sofram muito, essa doença causa muita dor e desconforto. E se tem uma coisa que não queremos é que nossos bichinhos fiquem doentes. Mantenha-se vigilante ao comportamento deles e sempre consulte um veterinário. Os donos de cães castrados precisam também ficar atentos, pois o bichinho castrado pode desenvolver a doença, são casos raros, mas podem!

Fontes: http://goo.gl/sbmNER  | http://goo.gl/FHgCcJ


Saiba mais: