DICAS

O QUE A POSIÇÃO E OS MOVIMENTOS DO RABO DO CACHORRO SIGNIFICAM?

O rabo do cachorro, além de ser a continuação da coluna vertebral e de ajudar a manter o equilíbrio do bichinho, tem outras funções importantes. Você sabia disso? Uma delas, que tem a ver com a relação com outros cães, é a de espalhar ou esconder os feromônios, que estão presentes nas glândulas próximas ao ânus. Eles são substâncias que promovem reações específicas entre os indivíduos de uma mesma espécie, sendo que há tipos diversos de feromônios (sexuais, de agregação, de alarme etc). Esses feromônios, quando secretados, identificam as possíveis reações do cão, por isso, o rabo tem um papel importante.

A outra função importantíssima para o pet é a comunicação. O balanço do rabo estabelece um canal com outros cães e também com as pessoas. Assim como os seres humanos, que usam outros artifícios além da voz para se expressarem, os cachorros também usam outras formas, além do latido, para se comunicarem. E uma dessas formas é o rabo. Por isso, o modo como o seu cãozinho posiciona o rabo ou o balança pode revelar alegria, medo, raiva, estado de alerta, excitação, frustração, agressividade, ansiedade e até mesmo aquela vontade danada de comer os petiscos do dono.

Muitas vezes, nós humanos nos enganamos em relação às manifestações dos cães, pois não imaginamos que o balanço do rabo pode traduzir tantos estados. Pois bem: quando o cachorro está abanando o rabinho freneticamente, isso nem sempre significa que o pet está feliz. Um rabo abanando pode ser sinal de estresse ou excitação. Portanto, além de observar o movimento, é importante ficar atento ao ambiente e à situação em que o pet se encontra. A velocidade e a direção da cauda também são importantes sinais para o dono do cachorro. Então, como podemos interpretar o que o cãozinho tem a dizer? Confira a seguir.

Rabo para cima...

1) ...e parado, corpo com a musculatura tensa e olhar penetrante para algum lugar: ele está atento a alguma coisa estranha que o ser humano não pode ver ou ouvir.

2) ...e balançando para o lado direito: significa alegria e felicidade.

3) ...com um balanço irregular e lento: significa que ele está curioso.

4) ...com balanços laterais exagerados: ele está querendo se fazer notar por seu dono.

5) ...com balanços laterais curtos: ele pode estar tentando se impor frente a um oponente.

6) ...se projetando para fora e com a cabeça do cão levemente inclinada para baixo: ele se sente ameaçado.

Rabo entre as pernas...

1) ...e se movendo com indecisão: indica insegurança.

2) ...e parado: indica medo.

3) ...e a boca dele está aberta: é um sinal que o cão está se sentindo ameaçado por algo ainda incerto. Fique atento.

Rabo parado...

1) ...e levantado ou na horizontal: indica agressividade.

2) ...reto, baixo e imóvel: indica extrema agressividade. Antes de atacar, fica imóvel para não alertar a presa.

3) ...e para baixo e a cabeça do cão baixa: essa postura indica provavelmente que ele está com fome.